BLOG



O uso da internet e das ferramentas tecnológicas para atendimento psicoterapêutico

Em tempos de Covid19 relembro com entusiasmo (derivado do latim ENTHUSIASMUS, que, por sua vez, é derivado do grego, ENTHOUSIASMOS: “Inspiração divina”, segundo dicionário on line) o fato de ter escrito o capítulo, em 2018,  sobre o uso da internet e das ferramentas tecnológicas para atendimento psicoterapêutico –  que escreví em co autoria com @lanfredip e @ca.lion.

Não pude deixar de reler, e compartilhar aqui parte da introdução do tema para que, com atenção ao contexto que vivenciamos, possamos seguir construindo, transformando e inovando as maneiras de aprofundar nossos contatos e fortalecer nossos sistemas imunológicos.

Antes de apresentar esta pequena parte da “Introdução”, saúdo em foto e na minha memória corporal, os encontros presenciais, os abraços, os toques que alimentam e animam atemporalmente o meu espírito!

“É sabido que a tecnologia vem abrindo espaços comunicacionais na transformação do homo sapiens. A diversidade e a velocidade das mudanças vem ao encontro das demandas biológicas e interativas dos indivíduos. O uso das ferramentas tecnológicas na seara da psicologia, mais especificamente para atendimentos psicoterapêuticos juntamente com uma equipe reflexiva virtual, é a experiência pós moderna a que nos propomos neste artigo. Entendemos que essa ciência esteja em um momento de transformação, ávida por entender como suas práticas poderão se integrar ou até mesmo se beneficiar dessas tecnologias….”

Assim saúdo também as PRATICAS COLABORATIVAS E DIALÓGICAS presenciais, desenvolvidas por vários autores deste livro, coordenado por @marilenegrandesso (@interfaci), bem como outras possibilidades de uso da internet em que tenho participado, para promoção da saúde e fortalecimento da vitalidade comunitária. Seguem alguns desdobramentos deste capítulo:

Faço parte dos 6.000 psicólogos na “Rede Apoie Psi SUS” que atendem, via plataforma on Line, os profissionais da saúde que estão na linha de frente do Covid 19.

Tenho participação on Line no programa 0800, episódio 251 do VidaVeda,  em diálogo  com o vaydia  Matheus Macedo (Índia) sobre Psicologia e corpo.

Sou anfitriã do programa Vida Sattvica On Line, conversas colaborativas e práticas psicocorporais, segundo Psicologia corporal, o Ayurveda e as Praticas Colaborativas e Dialógicas, entre outras atividades que venho desenvolvendo on line.

Atendimento psicoterapêutico individual, de casal e grupos online.

Posts Relacionados

“Semeando Bem: Fortalecendo Raízes Subterrâneas e Comunitárias por meio do Plantio e Manutenção das Árvores e do Ser”

Este projeto piloto intitulado “Semeando Bem: Fortalecendo Raízes Subterrâneas e Comunitárias por meio do...

Vida Sattvica On Line: PAZcoa – o ressignificado nosso de cada dia

Em meditação coletiva, nossas mentes experimentaram o “sentimento oceânico” de fluir, “desapegar-se” e de ...

O uso da internet e das ferramentas tecnológicas para atendimento psicoterapêutico

Em tempos de Covid19 relembro com entusiasmo (derivado do latim ENTHUSIASMUS, que, por sua...

“Psicologia e Corpo” -Emoções, como o MEDO e a CORAGEM, ativadas pelo contexto pandêmico que o mundo vivencia.

Falamos sobre o processo de NEGAÇAO, ACEITAÇÃO, E CONSCIÊNCIA para desenvolver um estado de...